Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Nova Escola

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

Sala de Aula | Inglês

O inglês que eles já falam

O mundo dos youtubers pode servir de base para o ensino do idioma

Foi-se a época em que dominar o inglês era importante apenas para quem planejasse fazer viagens internacionais ou morar no exterior. Hoje, o idioma está em toda parte. "O propósito de ensiná-lo é garantir que todos os alunos tenham acesso à produção de conhecimento do mundo inteiro, e não só de países que o têm como primeira língua", defende Sandra Baumel Durazzo, diretora da Target Idiomas e consultora pedagógica dos planos de aula NOVA ESCOLA.

A BNCC defende que o trabalho em sala de aula passe pelas habilidades fundamentais para o uso de uma língua estrangeira (ler, escrever, falar e ouvir), mas também se desdobre em dois outros eixos: os conhecimentos linguísticos - em que se concentram os estudos de gramática - e a dimensão intercultural, em que se estimula a reflexão sobre as diferentes maneiras como o inglês é apropriado tanto nos países que o têm como língua oficial quanto naqueles que não.

Cabe nesse último eixo, por exemplo, discutir o uso do idioma aqui no Brasil. Muito presente na vida dos jovens, o universo dos youtubers com as expressões típicas da internet é um dos espaços em que ele se faz mais presente (veja exemplos abaixo). Com base na identificação de termos emprestados, é possível tanto discutir a presença deles - vale perguntar por que usamos mais palavras do inglês do que de outras línguas? - quanto devolver as expressões ao contexto de origem e discutir aspectos de gramática e vocabulário. O objetivo é mostrar que o inglês já faz parte do cotidiano dos jovens e usá-lo como ponto de partida para possibilitar que os estudantes dominem cada vez mais o idioma.

Troll é uma pessoa que provoca a ira das outras em uma discussão. O verbo aportuguesado trollar é utilizado pelos brasileiros para se referir a brincadeiras e pregação de peças como mostra o vídeo de Luccas Neto (bit.ly/video-troll)

To have a crush ou ter um crush significa estar interessado em alguém, ter uma queda por essa pessoa. No vídeo em bit.ly/videocrush, Gabi Fernandes e Thalita Meneghim mostram dicas para abordar o paquera.

Unboxing é a ação de desembalar produtos. Vídeos em que youtubers abrem os pacotes que receberam de fãs ou marcas e compartilham suas reações são um fenômeno de audiência, como este do canal BRKsEDU (bit.ly/video-unboxing), com mais de 170 mil visualizações.

O verbo gostar em inglês transformou-se na mais famosa manifestação de aprovação nas redes sociais. São raros os vídeos que não terminam com um pedido de like como neste do canal Julia Silva (bit.ly/video-like)

TRABALHANDO A HABILIDADE

EF06LI25
Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade e seu significado.

Como abordar
Estimule a turma a identificar palavras em inglês em seu cotidiano e explore o uso delas na língua de origem.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar