Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Nova Escola

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

Em Dia | FORMAÇÃO

Conheça essas indicações para se aprofundar na BNCC

DÚVIDAS

Onde buscar mais informações
O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Qual a estrutura dela? Como ela foi construída? O que vai mudar com a aprovação dela? Para responder a essas e outras perguntas, NOVA ESCOLA elaborou o Guia da Base: um site que reúne informações, reportagens e também opiniões de especialistas sobre os caminhos que o documento percorreu até agora e o que precisará ser feito nos próximos meses para que ele seja de fato implantado.

Guia da Base, disponível em novaescola.org.br/base

PPP

Como construir a bússola da escola
O projeto político-pedagógico (PPP) também deve ser reavaliado, uma vez que, além de incluir o currículo, traz todo o plano de ação da escola. Trata-se, portanto, de um instrumento essencial para definir os caminhos da instituição. Com o objetivo de apoiar professores e gestores na elaboração do PPP, a Comunidade Educativa Cedac publicou um guia com dicas e ferramentas para construir o documento e colocá-lo em prática.

Projeto Político-Pedagógico: Orientações para o Gestor Escolar Entender, Criar e Revisar o PPP, Comunidade Educativa Cedac, grátis em bit.ly/PPP-cedac

CURRÍCULO

Especialistas debatem a questão

Com a Base aprovada, é hora de revisar o currículo. Este livro traz o diálogo de diferentes vozes e ideias de especialistas no tema, fugindo de receitas sem deixar de lado análises e sugestões. No artigo inaugural, Sacristán fala da interdependência entre teoria (diretrizes) e prática (o que ocorre em sala) para a construção do currículo.

Saberes e Incertezas sobre o Currículo, José Gimeno Sacristán (org.), 542 págs., 60 reais (impresso), 52,90 reais (e-book)

GESTÃO

Para envolver todos

Transparência e estímulo à participação são fundamentais para uma boa gestão, mas não é fácil engajar pais, alunos, docentes e funcionários. Em edição atualizada, este livro apresenta a questão ao debater maneiras democráticas para o funcionamento da escola, algo que será importante no processo de implantação da BNCC.

Gestão Democrática da Escola Pública, Vitor Henrique Paro, 144 págs., 38 reais

FORMAÇÃO

O professor na linha de frente

Depois de revisar currículo e PPP para se alinhar à Base, é hora de colocar as mudanças em prática. Para isso, uma equipe bem preparada fará a diferença. Este livro propõe que, nas atividades formativas, o professor assuma uma postura mais ativa para planejar e desenvolver as estratégias educacionais em conjunto com os gestores.

Formação Docente e Profissional - Formar-se para a Mudança e a Incerteza, Francisco Imbernón, 128 págs., 25 reais

Consultoria: Mary Angela Brandalise, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Maura Barbosa, da Comunidade Educativa Cedac.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar