Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

Calma: O Pibid não vai acabar

O mais famoso programa de formação de professores do MEC não tem previsão de ser encerrado. Essa é a notícia.

POR:
Paula Peres
Crédito: Getty Images

Nos últimos dias, circularam boatos nas redes sociais sobre a descontinuidade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Tal boato, baseado em um trecho de e-mail recebido por bolsistas, coordenadores e supervisores do Pibid da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reacendeu o medo nos educadores de que o maior programa de formação docente do MEC seja encerrado.

Conversamos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pelo Pibid, e com o professor Guilherme Prado, coordenador do programa na Unicamp. Os dois garantem: tudo não passou de um mal-entendido.

Há um edital do Pibid vigente desde 2014, que está previsto desde o início para ser encerrado no final deste mês. “Avisos por e-mail sobre os prazos de encerramento dos programas são um procedimento padrão. Os bolsistas precisavam saber que receberiam até fevereiro, e que teríamos até março para fazer a prestação de contas”, relata Guilherme.

Já na segunda quinzena de março, a Capes assegura que outro edital será aberto e as instituições podem inscrever seus projetos e aguardar a seleção. O resultado, porém, não tem previsão de divulgação.

O Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid) está em negociação com a Capes em busca da manutenção dos programas e das bolsas nesse intervalo entre o encerramento do edital atual e o resultado do próximo, como aconteceu entre 2013 e 2014. “É importante esclarecer que o programa não vai terminar, em nenhum momento dissemos isso. O que repassamos são informações padrão que são dadas pela Capes e pelo Ministério da Educação (MEC)”, alerta o professor.

Atualização: na manhã desta quinta-feira (08), o FORPIBID soltou um comunicado oficial a seus membros anunciando que a Capes decidiu não prorrogar as bolsas do PIBID, que se encerram este mês. Entenda o caso neste link.

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados