As crianças na creche são obrigadas a dormir? Como organizar esse momento?
07/03/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
07/03/2018
Pergunta enviada por Monize de Oliveira, Santa Bárbara d'Oeste, SP
Os pequenos não são obrigados a dormir, Monize. Eles precisam, isso sim, de um momento de descanso - que é bastante importante e não pode ser negligenciado. Com ou sem soneca, essa pausa é necessária para a saúde e o desenvolvimento da criança. Ao descansar, ela repõe as energias. Como forma de ajudar os pequenos nesse momento, mantenha uma rotina. Escolha um local tranquilo, arejado, confortável e pouco iluminado. Espalhe colchonetes e almofadas. Combine com os responsáveis para que a criança traga paninho, chupeta, bichinho ou boneco de pelúcia à escola. O contato com objetos queridos dá segurança e acalma. Além disso, você pode contar histórias e cantar canções de ninar. Será que não vai dar um soninho na turma?
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe