Uma útil estratégia de leitura em inglês
Identificar termos similares em duas línguas contribui para o entendimento do texto
PorNOVA ESCOLAPaula PeresPaula Valentim
13/08/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLAPaula PeresPaula Valentim
13/08/2015
Quando estudamos uma língua estrangeira, encontrar palavras semelhantes às que existem no idioma materno é um dos primeiros recursos de que lançamos mão para compreender melhor um texto. A razão disso acontecer é encontrada na história das linguagens: ao longo do tempo, os vocábulos foram mudando, sendo ressignificados por diferentes grupos, que, muitas vezes, criavam idiomas.
Às palavras que têm origem comum na etimologia damos o nome de cognatos ? e o português e o inglês têm muitos deles. Isso acontece porque ambos os idiomas vêm de línguas anteriores comuns. Na sala de aula, o professor pode ajudar os alunos a aproveitar essas semelhanças durante o momento da leitura. ?É interessante fazê-los se apoiar nos cognatos para tentar aferir o significado de outros vocábulos e, assim, a ideia central de um texto?, explica Sandra Baumel, diretora da Target Idiomas.
É muito importante salientar, porém, que a identificação de cognatos, de forma isolada, não é capaz de resolver todas as questões de uma obra, como diz Caroline Milan, professora da Escola da Vila, em São Paulo: ?O encontro de cognatos é uma das estratégias de leitura e acontece em um primeiro olhar acerca do texto. Nas apreciações seguintes, para buscar a compreensão total, o estudante deve utilizar recursos adicionais, como localizar palavras-chave e vocábulos que ele já domina no idioma?.
Nesta edição, você encontra uma sugestão de plano de aula e um pôster sobre os cognatos, com uma lista de palavras para trabalhar em sala. Converse com os jovens sobre outros exemplos e desperte a curiosidade deles incentivando-os a identificar as origens desses termos.
O plano de aula está disponível aqui.
Últimas notícias
Instituto XP
Dos sonhos ao projeto de vida: como o planejamento financeiro pode ajudar os alunos no futuro?
Um dos grandes pilares da Educação Financeira, o tema exige traçar metas, tomar decisões e repensar atitudes diante do dinheiro
Prática pedagógica
Educação Física: os desafios e as possibilidades no retorno ao presencial
Ao trabalhar práticas corporais e aspectos socioemocionais, componente curricular deve contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes e ser um meio para o desenvolvimento de habilidades e competências
Recomposição de aprendizagens
Conheça experiência de como metodologias ativas podem estar presentes no dia a dia do Ensino Médio
Estratégia permite que o aluno produza conhecimento e trabalhe a criatividade e a reflexão
Prática pedagógica
Festa Junina: 3 sugestões para avançar na alfabetização e valorizar a cultura popular
Atividades envolvendo aspectos da culinária típica destas celebrações podem render muitas aprendizagens de leitura e escrita
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar