Saltos em distância e em altura no espaço da quadra
Fábio D?Ângelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação, elaborou uma aula de Educação Física diferente para a turma de 8º ano da EE Doutor Afiz Gebara, em São Paulo.
31/07/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
31/07/2015
Desde cedo, crianças e jovens são acostumados a correr, saltar e arremessar objetos. Típicos do atletismo, esses movimentos fazem parte da vida dos alunos. Apesar disso, as modalidades esportivas relacionadas a eles costumam ser deixadas de lado na Educação Física escolar. Os motivos são a falta de local e equipamentos apropriados para desenvolver as atividades, já que, nas competições, elas requerem pitas espaçosas, colchões, varas e outros recursos dificilmente encontrados nas instituições de ensino. Sandro de Oliveiras Alves, professor da EE Doutor Afiz Gebara, em São Paulo, havia trabalhado corridas com as turmas de 8º ano, mas queria ampliar as possibilidades de exploração do atletismo utilizando o espaço disponível: uma quadra poliesportiva. Para auxiliá-lo, Fábio D'Ângelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação (IEE), planejou uma aula de saltos em distância e em altura, com propostas que pudessem ser realizadas em quadra. Para isso, ele elaborou situações em que os alunos tiveram de criar modos de saltar diferentes. Veja o passo a passo a seguir:
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe