Ao devolver uma prova corrigida, preciso lê-la com os alunos?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
03/02/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
03/02/2016
Neurilene Martins,
Doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
Sim. A entrega de avaliações pode ser um ótimo momento de aprendizagem. Antes, no entanto, é preciso analisar os resultados a fundo e preparar cuidadosamente esse retorno. Ao fazer a correção, agrupe alunos com maior necessidade de ajuda com outros que possam atuar como tutores. Apresente um panorama geral e exponha as questões com mais acerto e as que receberam mais respostas erradas. Depois, leia a prova em conjunto e discuta as diferentes soluções dadas. Peça que alguns estudantes dividam suas estratégias bem-sucedidas e esteja atento para não constranger os que não tiveram o desempenho esperado.
Foto: Valter Pontes
Últimas notícias
Alfabetização matemática
Matemática: a Geometria da Arte
Veja exemplos de obras que permitem abordar as figuras e padrões geométricos, as posições e a simetria.
Alfabetização
Gênero textuais para usar na alfabetização
Entenda como escolher os textos que são usados em sala de aula e três sugestões para explorar o campo de atuação da vida cotidiana
Clima escolar
Clima escolar: como fazer a mediação de conflitos e adotar ações efetivas de prevenção ao bullying
Durante os esforços de recomposição de aprendizagens, é fundamental cuidar da saúde emocional dos estudantes e criar estratégias para melhorar a convivência
Recomposição de aprendizagens
Como Sobral (CE), cidade destaque em alfabetização, está organizando o trabalho no pós-pandemia
Conhecido pela qualidade de sua educação, o município desenvolve uma série de ações que podem inspirar escolas de outras regiões na gestão do processo de recomposição de aprendizagens
Recomposição de aprendizagens
Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas
Reportagem em vídeo retrata como as mudanças na etapa já estão presentes no dia a dia de escola em São Bernardo do Campo (SP)