Como ensinar os alunos do 1º ao 5º ano a interpretar problemas?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
07/11/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
07/11/2015
Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).
É preciso ir além da proposição da tradicional lista de exercícios e das aulas expositivas. Trabalhe com o intuito de fazer a turma abandonar estratégias ineficientes com as quais resolve precariamente os problemas. Os alunos fazem isso quando lançam mão de procedimentos mecânicos sem compreender as propriedades e as operações envolvidas na questão e usam várias vezes a mesma fórmula para resolver desafios distintos. Discuta com a classe o contexto os problemas, ensine os estudantes a identificar a pergunta e selecionar os dados essenciais para a resolução e só então definir possíveis estratégias a ser utilizadas.
Foto: Valter Pontes
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe