Em uma turma multisseriada, como ensinar alunos do 4º ano ainda analfabetos?
Alfabetização
PorNOVA ESCOLA
01/08/2014
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/08/2014
Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula
Pergunta enviada por Genivalde Jesus Santos, São Sebastião, AL
Como essas crianças ainda não leem e escrevem de forma convencional, as expectativas de aprendizagem previstas para o 4º ano precisam ser ajustadas, visando atender a necessidades específicas delas. As propostas didáticas devem contemplar as situações fundamentais de alfabetização, como leituras feitas pelo professor e pelo aluno e produções de texto elaboradas pelos estudantes e ditados ao docente. Também é necessário garantir que esse grupo tenha motivações reais para ler, escrever e comunicar saberes na escola e na comunidade, em práticas sociais de leitura e escrita significativas para essa faixa etária. Além disso, lance mão de trabalhos colaborativos entre os que têm diferentes saberes, como a elaboração de uma enciclopédia sobre animais de estimação.
Últimas notícias
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar