Devo trabalhar só o que é significativo para os alunos?
Matemática
PorNOVA ESCOLA
01/06/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/06/2015
Neurilene Martins
Doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado
Pergunta enviada por Jaiane Ostemberg Dummer, Chuvisca, RS
Qualquer conteúdo pode ser significativo para os estudantes, desde que represente um desafio para eles. Para isso, é preciso considerar os conhecimentos prévios da turma ao elaborar as propostas, que devem fazer parte de uma sequência didática. É comum os alunos perguntarem: "Para que eu vou usar isso?". Vale destacar que nem tudo o que é aprendido na escola pode ser aplicado diretamente em contextos do cotidiano, mas a classe tem o direito de ter acesso a esse conhecimento. A abordagem didática, principalmente em Matemática, também deve contemplar momentos em que o contexto é puramente matemático. Um exemplo ilustrativo é o caso dos polinômios. Recomenda-se iniciar o trabalho com esse conteúdo pela resolução de problemas, de forma que os alunos os tomem para si e queiram solucioná-los. Você também pode usar o tangram (espécie de quebra-cabeças formado por peças geométricas de diversos tipos), com o qual é possível tematizar algumas propriedades dessas figuras, como grau, número de termos e forma reduzida. Indico para leitura a matéria Produtos Notáveis e a sequência didática de NOVA ESCOLA sobre o tema.
Últimas notícias
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe
Recomposição de aprendizagens
Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas
Reportagem em vídeo retrata como as mudanças na etapa já estão presentes no dia a dia de escola em São Bernardo do Campo (SP)
Alfabetização matemática
Matemática: a Geometria da Arte
Veja exemplos de obras que permitem abordar as figuras e padrões geométricos, as posições e a simetria.
Alfabetização
Gênero textuais para usar na alfabetização
Entenda como escolher os textos que serão usados em sala de aula e veja três sugestões para explorar o campo de atuação da vida cotidiana