Devemos fazer um teste com os alunos no início do ano e usar o resultado para dividir as turmas por nível de desempenho?
A consultora de GESTÃO ESCOLAR esclarece dúvidas sobre o trabalho do diretor
PorNOVA ESCOLA
17/08/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
17/08/2015
Maura Barbosa,
coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC e consultora de GESTÃO ESCOLAR
Pergunta enviada por Allan de Lima, Macaparana, PE
Eu considero isso um equívoco. No início do ano, o comum é fazer um diagnóstico inicial para que os professores e o coordenador consigam tomar decisões didáticas e pensar sobre as atividades. No entanto, esse diagnóstico nada tem a ver com a divisão das turmas por nível de desempenho. Estudos de grandes especialistas, como Lev Vygotsky (1896-1934), mostram a importância da interação entre os alunos, sobretudo em grupos heterogêneos, pois a troca é essencial para a construção do conhecimento. No planejamento, são feitos os ajustes dos desafios, levando em consideração os graus de complexidade que podem ser propostos. Certa vez, tive contato com uma diretora que, antes de terminar o ano letivo, já começava a selecionar as crianças para formar as classes. Ela só foi perceber quanto isso poderia ser prejudicial quando se aproximou do coordenador pedagógico da instituição e refletiu sobre o processo de ensino e aprendizagem. Começar o ano promovendo essa divisão, Allan, colabora para discriminar os estudantes e desestimulá-los.
Foto: Rogério Assis
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe