Dança popular
Banderas interpreta um professor que tenta despertar o interesse dos alunos em Vem Dançar
PorNOVA ESCOLA
13/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
13/09/2016
O protagonista desta história, vivido pelo ator espanhol Antonio Banderas, é um dançarino de salão profissional na cidade de Nova York que dá aulas de dança como voluntário numa escola pública. Lá ele enfrenta a resistência dos alunos, amantes do hip-hop. Desse embate, surgem novas formas de expressão. Para a professora Joice Mayumi Nozaki, da EMEF Professor Mario Marques de Oliveira, na capital paulista, além de trabalhar a questão técnica, o filme é interessante para quebrar o receio que a dança causa. "Os alunos podem ver que é possível se abrir para novos conhecimentos e para a criação nessa área."
Objetivo
Compreender a dança como atividade física e ampliar as possibilidades de criação nessa área.
Conteúdos
Elementos básicos da dança e variações rítmicas.
Trechos selecionados
Quando o professor vê um aluno quebrando o carro da diretora, ele propõe fazer um trabalho com os alunos suspensos (25m59s a 31m30s). Trecho em que ele apresenta aos alunos a sua proposta, sugerindo que as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola podem ser superadas e eles "contra-atacam" com seu hip-hop (32m12s a 31m30s).
Atividade
Exiba as cenas e peça que reflitam se é possível identificar no filme elementos relacionados à expressão corporal já trabalhados nas aulas. Pergunte também se os jovens mostrados no filme têm dificuldade com a dança e se as atitudes dos alunos do filme são parecidas com a da turma. Peça então para àqueles que já conhecem dança que demonstrem o que sabem e estimule que os outros repitam.
Avaliação
Analisar as relações estabelecidas pelos alunos entre as cenas do filme e as aulas de Educação Física e avaliar o interesse deles segundo a participação na atividade de dança.
Últimas notícias
Prática pedagógica
Festa Junina na Educação Infantil: possibilidades e sugestões de trabalho com os campos de experiência
As vivências ao longo dessas festividades precisam ter como foco a construção de ricas experiências de aprendizagem para os pequenos. Confira alguns caminhos para consolidar essas propostas
Meio ambiente
Dia do Meio Ambiente: 15 conteúdos para se aprofundar no tema e levá-lo para sala de aula
Conheça formas diferentes de abordar o assunto em diferentes componentes ou até de forma interdisciplinar
Recomposição de aprendizagens
Apoio pedagógico é elemento-chave para a recomposição de aprendizagens
Estratégias devem garantir o direito de aprendizagem a todos os estudantes, valorizar o protagonismo dos alunos e favorecer o desenvolvimento das habilidades e competências consideradas essenciais
Recomposição de aprendizagens
Ensino Médio: Metodologias ativas estimulam a autonomia e engajamento
Especialistas se reúnem em roda de conversa para discutir estratégias para aproximar a realidade dos estudantes do currículo
Instituto XP
Dos sonhos ao projeto de vida: como o planejamento financeiro pode ajudar os alunos no futuro?
Um dos grandes pilares da Educação Financeira, o tema exige traçar metas, tomar decisões e repensar atitudes diante do dinheiro