Em que momentos devo colocar atividades no quadro e quando é melhor entregá-las impressas?
Gestão de sala de aula
PorNOVA ESCOLA
01/03/2012
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/03/2012
Pergunta enviada por Natália Fortunato, Paraisópolis, MG
Por trás de todas as decisões tomadas em sala de aula, deve existir uma intenção pedagógica. É claro que se a escola não tem como pagar a impressão não há como ficar em dúvida: o quadro será o instrumento privilegiado. Se não for esse o caso, vale a reflexão: o que os alunos aprendem se entrego um material impresso? E se precisam ler e/ou copiar o que escrevo? O texto pronto é recomendado para direcionar os estudantes de imediato para uma atividade, sem perder tempo copiando. Já o registro no quadro deve ser feito quando o objetivo é ajudar os alunos a sistematizar o que foi visto em aula ou a perceber aspectos específicos da prática da escrita. Ao redigir e pedir que tomem nota, você mostra a eles como organizar as ideias, destacar aspectos, grifar etc.
Últimas notícias
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe
Recomposição de aprendizagens
Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas
Reportagem em vídeo retrata como as mudanças na etapa já estão presentes no dia a dia de escola em São Bernardo do Campo (SP)
Alfabetização matemática
Matemática: a Geometria da Arte
Veja exemplos de obras que permitem abordar as figuras e padrões geométricos, as posições e a simetria.
Alfabetização
Gênero textuais para usar na alfabetização
Entenda como escolher os textos que serão usados em sala de aula e veja três sugestões para explorar o campo de atuação da vida cotidiana