Em que momento e como o tema sexualidade deve ser discutido com os alunos?
E agora, Telma? - Educação sexual
PorNOVA ESCOLA
01/11/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/11/2011
Telma Vinha é especialista em Psicologia Educacional e responde dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Pedro Figueira Dourado, Betim, MG
Sexualidade vai muito além da relação sexual. Envolve maneira de ser, identidade, relacionamentos, respeito, desejo etc. O tema deve estar presente do início ao fim do período escolar. Os pequenos têm curiosidade sobre a origem dos bebês e a diferença entre menino e menina. Essas e outras questões podem ser tratadas à medida que surgem, sendo integradas ao cotidiano por meio de histórias, músicas e jogos. A abordagem mais planejada se inicia quando os alunos entram na puberdade. O educador deve atuar mais como mediador do que como expositor, permitindo que a turma discuta e reflita. A Educação sexual não deve ter caráter terapêutico nem ditar o que é certo ou errado. Isso cabe à família. Sugiro o livro Sexualidade(s) e Infância(s), de Ana Maria Camargo e Claudia Ribeiro. Leia a resenha em novaescola.org.br/extras.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe