O terror do nazismo
A Segunda Guerra Mundial e a perseguição aos judeus estão em A Lista de Schindler
PorNOVA ESCOLA
12/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
12/09/2016
A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade. Ciganos, comunistas, homossexuais e, sobretudo, judeus foram exterminados em campos de concentração nazistas. Uma pequena parte desse povo, no entanto, pôde chegar com vida ao fim da guerra graças ao empresário alemão Oskar Schindler, que empregou 1,2 mil trabalhadores judeus em sua fábrica na Polônia ocupada. "O filme trata da questão da guerra, da segregação e do aprisionamento em campos de concentração", enumera o professor Juliano Custódio Sobrinho, da Universidade Nove de Julho (Uninove).
Objetivos
Descrever a concepção segregacionista e a intolerância presentes no nazismo e formas de segregação. Demonstrar como o racismo serviu como justificativa para o genocídio de povos e como legitimação da guerra.
Conteúdos
Segunda Guerra Mundial e nazismo.
Trechos selecionados
Cenas dos campos de concentração e das câmaras de gás (44m54s a 55m07s; 1h13m42s a 1h17m02s; 1h26m00s a 1h31m58s; 1h45m59s a 1h49m30s), em Cracóvia, na Polônia. Também nas cenas de perseguição e prisão nas cidades (56m44s a 1h13m14s).
Atividade
Exiba as cenas e solicite que os alunos as analisem e as relacionem com o que foi estudado sobre a Segunda Guerra Mundial. Fale sobre os povos e grupos afetados pelo nazismo, por exemplo, militantes de esquerda, homossexuais, ciganos e judeus. Cite também as formas de segregação, como guetos, campos de concentração, obrigadoriedade de portar símbolos de identificação e marcas nas fachadas das casas. Organize um debate sobre as implicações sociais, econômicas e psicológicas do grande conflito mundial e leve a turma a associar a intolerância e o nazismo com base no que assistiram.
Avaliação
Observe a participação dos alunos no debate e se eles estabelecem relações entre o que assistiram no filme e o que foi estudado sobre Segunda Guerra Mundial e nazismo.
Últimas notícias
Prática pedagógica
Festa Junina na Educação Infantil: possibilidades e sugestões de trabalho com os campos de experiência
As vivências ao longo dessas festividades precisam ter como foco a construção de ricas experiências de aprendizagem para os pequenos. Confira alguns caminhos para consolidar essas propostas
Meio ambiente
Dia do Meio Ambiente: 15 conteúdos para se aprofundar no tema e levá-lo para sala de aula
Conheça formas diferentes de abordar o assunto em diferentes componentes ou até de forma interdisciplinar
Recomposição de aprendizagens
Apoio pedagógico é elemento-chave para a recomposição de aprendizagens
Estratégias devem garantir o direito de aprendizagem a todos os estudantes, valorizar o protagonismo dos alunos e favorecer o desenvolvimento das habilidades e competências consideradas essenciais
Recomposição de aprendizagens
Ensino Médio: Metodologias ativas estimulam a autonomia e engajamento
Especialistas se reúnem em roda de conversa para discutir estratégias para aproximar a realidade dos estudantes do currículo
Instituto XP
Dos sonhos ao projeto de vida: como o planejamento financeiro pode ajudar os alunos no futuro?
Um dos grandes pilares da Educação Financeira, o tema exige traçar metas, tomar decisões e repensar atitudes diante do dinheiro