A luta pelo poder
A sociedade e a política no Império Romano são o pano de fundo de Gladiador
PorNOVA ESCOLA
12/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
12/09/2016
Neste filme, vencedor de cinco Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator, Russell Crowe vive Maximus, o maior general do Exército romano. Em 180 d.C., o imperador Marcus Aurelius morre na frente de batalha, dando lugar a seu filho Commodus. Maximus era o favorito do imperador à sucessão, o que leva Commodus a mandar matá-lo para garantir o trono. "Gladiador dá uma boa ideia de como eram espaços como o Coliseu e mostra a dinâmica da sociedade da época e quem eram os grupos dominantes", afirma o professor Juliano Custódio Sobrinho, da Universidade Nove de Julho (Uninove).
Objetivo
Conhecer a sociedade romana, os grupos sociais mais abastados, que dominavam a política, o exército e os povos escravos.
Conteúdo
História antiga e sociedade romana.
Trechos selecionados
O início, que apresenta o acampamento de batalha, que retrata a vestimenta do Exército romano (2m10s a 17m30s), cenas em que Maximus está entre os escravos e começa a se destacar como gladiador (46m01s a 58m29s) e o trecho final, em que ele luta no Coliseu (2h15m27s a 2h28m15s).
Atividade
Diga que a turma irá assistir a trechos de Gladiador e explique que o filme se passa no século 2, na Roma antiga. Depois da exibição, pergunte o que os alunos sabem dizer sobre a sociedade romana dessa época. Anote as ideias apresentadas. Peça que, em grupos, realizem uma pesquisa sobre o tema, explicitando as características e o papel de governantes, do Exército e do povo. Organize um debate entre as equipes. Atribua funções específicas para cada aluno (quem fará as perguntas, quem responderá e quem será o relator). É interessante discutir a função do gladiador na sociedade romana e a política de "pão e circo". Pergunte se reconhecem hoje em dia políticas semelhantes a essa e sistematize no quadro as informações.
Avaliação
Compare as informações anotadas no início da atividade com as apresentadas na pesquisa. Analise também a participação de todos no debate.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Prática pedagógica
Festa Junina: 3 sugestões para avançar na alfabetização e valorizar a cultura popular
Atividades envolvendo aspectos da culinária típica destas celebrações podem render muitas aprendizagens de leitura e escrita
Recomposição de aprendizagens
Conheça experiência de como metodologias ativas podem estar presentes no dia a dia do Ensino Médio
Estratégia permite que o aluno produza conhecimento e trabalhe a criatividade e a reflexão