O que fazer se o aluno participa da aula, mas tem medo de prova?
Heloisa responde - Avaliação
PorNOVA ESCOLA
01/09/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/09/2011
Pergunta enviada por Márcia Lacerda, Taguatinga, DF
Muita gente se pergunta por que um estudante que domina os conteúdos e se expressa bem em sala não apresenta a mesma facilidade em provas e exercícios escritos. Pode ser que ele tenha dificuldade em passar os conhecimentos para o papel. Lembre-se, Márcia, de que escrever é diferente de falar. A desenvoltura na fala não é a garantia de sucesso na escrita. Procure investigar se é esse o problema. Para tanto, proponha que a classe prepare uma exposição oral sobre os conteúdos da prova. Se nossa hipótese estiver certa, aquele aluno se sairá bem. No entanto, isso não basta. Ele precisa ser capaz de usar a linguagem escrita para expor seus conhecimentos. Faça um diagnóstico das dificuldades dele. Com base nisso, elabore atividades específicas de desenvolvimento da escrita, sempre articuladas à compreensão leitora. E não deixe de ler a reportagem de capa desta edição, que fala justamente sobre como elaborar boas provas.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe