O que fazer se o aluno não leva o material para a aula?
Organização
PorNOVA ESCOLA
01/05/2014
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/05/2014
Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula
Pergunta enviada por Carlos Abreu Farias, Recife
A turma estar com o material escolar necessário à aula do dia é condição essencial para o bom andamento da prática pedagógica. Nesse sentido, você deve abordar a questão em classe como parte constitutiva do ofício do aluno, em um contrato de corresponsabilidade com ele e os pais. Caso observe que o esquecimento do material de estudo é algo frequente, é preciso avaliar se você está fazendo as solicitações com a antecedência devida e se todos têm registrado na agenda esses compromissos nas datas pertinentes. Vale enfatizar a importância de organizar as demandas e anotá-las para não esquecer, um procedimento útil durante toda a vida estudantil e profissional. O diálogo com os estudantes é fundamental para que você compreenda a visão que eles têm das tarefas e o sentido que estão atribuindo a elas. Desse modo, você pode considerar singularidades acadêmicas (como não dar importância ao pedido feito) e familiares (não ter condições para atendê-lo). Além disso, o ideal é que, em casa, as crianças e os adolescentes tenham um mínimo de organização e arrumem as mochilas com calma e atenção. Caso seja possível contar com os pais, sugira que eles acompanhem a agenda dos filhos para ajudá-los a superar esquecimentos pontuais. Estar disponível para a realização das tarefas requer um esforço e um compromisso pessoal do aluno, que devem ser mobilizados e valorizados constantemente pelo professor no cotidiano da sala de aula.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe