O que fazer quando proponho uma atividade e a turma faz outra?
Gestão de Sala de Aula
PorNOVA ESCOLA
01/07/2014
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/07/2014
Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula
Pergunta enviada por Jania Fernanda dos Anjos, Dourados, MS
É recomendado considerar a biografia do grupo para avaliar se o comportamento é recorrente ou esporádico e em que contexto pedagógico ocorre. Esse panorama deve guiar a natureza do diálogo a ser mantido com os alunos, que tem de ser ouvidos sobre suas motivações e orientados a respeito das responsabilidades acadêmicas. Eles têm familiaridade com a atividade proposta? Compreendem o objetivo dela e reconhecem sua importância? Consideram a atividade fácil ou difícil demais? Tais reflexões podem ajudar você a realizar possíveis regulações na tarefa, por exemplo, retomando as orientações, que podem não ter sido entendidas. Elas também contribuem para que os estudantes valorizem mais o trabalho em regime colaborativo e desenvolvam comportamentos pertinentes a ele: escutar, compartilhar, argumentar, considerar diversos posicionamentos e respeitar diferenças, entre outros. A gestão de atividades coletivas - como jogos ou práticas de leitura - deve levar todos a participar e interagir para cumprir os objetivos pedagógicos previstos. O trabalho coletivo é uma importante forma de organização em sala de aula e requer das crianças corresponsabilidade e adesão. Compartilhe com elas a rotina, discuta o propósito e o funcionamento das atividades e os comportamentos e atitudes que você espera de todos. Por fim, inclua na rotina atividades diversificadas, valorizando possíveis preferências dos estudantes.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe