Criança também fica de luto
Acolher e conversar sobre a morte é a melhor maneira de ajudar os pequenos da pré-escola que perdem alguém próximo
11/09/2016
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Jornalismo
11/09/2016
Se para um adulto é difícil encarar a ausência e as mudanças que a morte impõe, para a criança pode ser ainda mais complicado. A perda de um amigo, familiar ou animal de estimação é superada com compreensão e acolhimento - em casa e na escola. Para ajudar, é importante saber os sentimentos que se afloram nessa situação.
Um turbilhão de emoções pode aparecer: choro, silêncio, agressões, medo. A psicóloga Luciana Mazorra, de São Paulo, afirma que, a partir dos 6 meses, o bebê adquire a noção de que ele e a mãe são indivíduos distintos: sente apego e percebe a separação. Depois, pode aparecer a culpa: a partir dos 2 anos, muitos crêem que sentimentos como a raiva desencadeiam fatos concretos e, por isso, pensam que o parente morreu em função do que pensaram ou disseram. Entre 2 e 5 anos, o sentimento é de que a ausência é temporária e, portanto, a morte é reversível.
Por isso é muito importante não usar metáforas para explicar o que aconteceu. "Dizer que quem morreu foi viajar ou está dormindo só confunde e perturba. A criança deve saber que a morte ocorreu e que não será mais possível conviver com aquele ente querido", ressalta a psicóloga e professora Maria Júlia Kovács, do Laboratório de Estudos sobre a Morte, da Universidade de São Paulo.
Os dias que sucedem a morte de alguém próximo são difíceis para toda criança. Em sala, é importante receber o pequeno com carinho e, antes de tudo, tentar conversar a sós com ele. Depois, pode-se contar ao grupo o que houve e abordar o tema em classe. "Esconder o fato ou fingir que nada aconteceu não é bom para ninguém, independentemente da idade", orienta Maria Júlia.
Um caso marcante para Sanderli Bicudo, professora do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Americana, a 126 quilômetros de São Paulo, ocorreu quando um menino de 4 anos de sua turma perdeu o avô: "A família me avisou e notei sua agitação nos dias seguintes ao fato". Na roda feita no início do dia, ele disse que gostaria de rezar pelo parente falecido.
Para que a turma expressasse os sentimentos, ela dispôs diversas almofadas com rostos estampados. "Ele escolheu a triste e se emocionou com isso. Logo em seguida, todos puderam falar sobre o assunto, inclusive ele." A professora lembra ainda que a história aparecia sempre nos desenhos do garoto, que nessa época fazia figuras e grafismos em cores escuras. Com o apoio da família e da escola, ele conseguiu superar o momento difícil.
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