O Pobre Cocozinho
PorNOVA ESCOLA
14/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
14/09/2016
Era uma vez um cocô. Um cocozinho feio e fedidinho, jogado no pasto de uma fazenda.
Coitado do cocô! Desde que veio ao mundo, ele vinha tentando conversar com alguém, fazer amigos, mas quem passava por ali não queria saber dele:
Hum! Que coisa fedida! diziam as crianças.
Cuidado! Não encostem na sujeira! avisavam os adultos. E o cocozinho, sozinho, passava o tempo cantando, triste:
Sou um pobre cocozinho
Tão feinho, fedidinho
Eu não sirvo para nada
Ninguém quer saber de mim...
De vez em quando ele via uma criança e torcia para que ela chegasse perto dele, mas era sempre a mesma coisa:
Olha a porcaria! repetiam todos.
Não restava nada para o cocô fazer, a não ser cantar baixinho:
Sou um pobre cocozinho
Tão feinho, fedidinho...
Um dia ele viu que um homem se aproximava. Já imaginando o que ia acontecer, o cocozinho se encolheu. "Mais um que vai me xingar", pensou. Mas... Oh! Surpresa! O homem foi chegando, abrindo um sorriso, e seu rosto se iluminou:
Mas que maravilha! Que belo cocô! Era exatamente disso que eu precisava.
O cocô nem acreditava no que estava ouvindo. Maravilha, ele? Precisando?
Aquele homem devia ser maluco!
Pois aquele homem não era maluco, não. Era um jardineiro.
E, usando uma pá, com todo o cuidado, ele levou o cocozinho para um lindo jardim.
Ali, acomodou-o na terra, ao pé de uma roseira. E, depois de alguns dias, o cocozinho percebeu, feliz e orgulhoso, que, graças a sua força, a roseira tinha feito brotar uma magnífica rosa vermelha, bela e perfumada.
Conto de Rosane Pamplona
Ilustrado por Biry Sarkis
Últimas notícias
Prática pedagógica
Festa Junina na Educação Infantil: possibilidades e sugestões de trabalho com os campos de experiência
As vivências ao longo dessas festividades precisam ter como foco a construção de ricas experiências de aprendizagem para os pequenos. Confira alguns caminhos para consolidar essas propostas
Meio ambiente
Dia do Meio Ambiente: 15 conteúdos para se aprofundar no tema e levá-lo para sala de aula
Conheça formas diferentes de abordar o assunto em diferentes componentes ou até de forma interdisciplinar
Recomposição de aprendizagens
Apoio pedagógico é elemento-chave para a recomposição de aprendizagens
Estratégias devem garantir o direito de aprendizagem a todos os estudantes, valorizar o protagonismo dos alunos e favorecer o desenvolvimento das habilidades e competências consideradas essenciais
Recomposição de aprendizagens
Ensino Médio: Metodologias ativas estimulam a autonomia e engajamento
Especialistas se reúnem em roda de conversa para discutir estratégias para aproximar a realidade dos estudantes do currículo
Instituto XP
Dos sonhos ao projeto de vida: como o planejamento financeiro pode ajudar os alunos no futuro?
Um dos grandes pilares da Educação Financeira, o tema exige traçar metas, tomar decisões e repensar atitudes diante do dinheiro