O que fazer quando um aluno é viciado em internet?
E agora, Telma? - Tecnologia
PorNOVA ESCOLA
01/09/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/09/2011
Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Emídio Gonçalves de Oliveira Júnior, Teresina, PI
Emídio, sua pergunta nos leva a refletir sobre os papéis da escola e da família na Educação. Controlar o tempo que a criança fica na internet é dever dos pais. O problema passa a ser também da escola se o estudante apresentar queda no desempenho, sonolência e problemas de socialização, ou se acessar sites inapropriados e socializá-los com a turma. Nessas situações, sugiro uma conversa inicial com o aluno para mostrar preocupação e envolvê-lo na busca por soluções. Se achar necessário, chame também os pais e divida responsabilidades. Cabe a eles manter o computador em local visível, controlar o tempo de uso e estimular os filhos a praticar outras atividades. A escola pode propor projetos e discussões sobre o mundo cibernético: amizades virtuais, exposição da intimidade etc. A parceria com os pais é válida para orientá-los, acompanhar os progressos do aluno e ver se é preciso ajuda profissional.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe