Promover relações entre procedimentos matemáticos
Se entendem que existem conexões, os alunos desenvolvem habilidades importantes
PorNOVA ESCOLA
18/12/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
18/12/2015
O professor Roberto Martins Mendes, que leciona no Ensino Médio da EE Pedro Raphael da Rocha, em Santa Gertrudes, a 167 quilômetros de São Paulo, sabe que é fundamental os estudantes utilizarem o que já sabem para construir um novo conhecimento. "Não entendo como um assunto pode ser visto de uma maneira descontinuada. Procuro estabelecer relações com os conteúdos matemáticos já trabalhados e, principalmente, abordar as aplicações deles", diz.
Em suas aulas, nenhum conteúdo é ensinado isoladamente. Dessa maneira, a fórmula de Bháskara para equações do segundo grau não surge do nada. Ele usa a imagem de uma caixa caindo de um avião para discutir conceitos e mostrar que não existe "mágica" na descoberta. "A fórmula aparece como uma solução para um problema real."
Outras tantas relações podem ser exploradas. Assim como a álgebra é uma facilitadora para a resolução dos problemas geométricos, é possível fazer uma interpretação geométrica dos resultados de cálculos algébricos. Até uma abordagem crítica da calculadora entra no pacote. "É importante o aluno aprender a olhar para o número obtido com a calculadora e pensar se ele é correto." Tudo contribui para desenvolver as capacidades de abstração, de enxergar mais de um caminho para o mesmo problema e de escolher o melhor. Fazem parte do processo as conexões e as generalizações equivocadas. "Errar não é ruim. Ruim é não tentar." A matemática é dinâmica e o docente precisa de bom repertório.
"Procuro estabelecer relações com os conteúdos matemáticos já trabalhados e, principalmente, abordar as aplicações deles"
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Prática pedagógica
Festa Junina: 3 sugestões para avançar na alfabetização e valorizar a cultura popular
Atividades envolvendo aspectos da culinária típica destas celebrações podem render muitas aprendizagens de leitura e escrita
Recomposição de aprendizagens
Conheça experiência de como metodologias ativas podem estar presentes no dia a dia do Ensino Médio
Estratégia permite que o aluno produza conhecimento e trabalhe a criatividade e a reflexão