Usar o erro a favor da aprendizagem
Formular as próprias hipóteses contribui para construir conhecimento
PorNOVA ESCOLA
18/12/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
18/12/2015
Robson Alves de Oliveira leciona no Ensino Fundamental e no Médio na EE Professora Dinah Lúcia Balestrero e na EM Álvaro Callado, em Brotas, a 235 quilômetros de São Paulo. Em toda aula, tira o máximo proveito dos erros dos alunos. "Vejo que muitos ficam retraídos por acharem que não sabem e, com medo de errar, perdem o interesse em participar das atividades", afirma. E ele está ciente de que, se a turma é encorajada a formular hipóteses e a testar a validade delas, aprende mais. Dessa forma, sua estratégia diante de deduções equivocadas é propor a análise das resoluções. O professor faz isso dando contraexemplos, isto é, sugerindo que os alunos utilizem um procedimento para resolver diferentes problemas e avaliem quando ele funciona e quando não.
Uma aula para introduzir múltiplos e divisores no 6º ano com o mote da Copa do Mundo ilustra o estilo de Oliveira. "Começo com uma pergunta. Pode ser: teve Copa no ano em que eu nasci?" Depois ele fornece informações, como sua idade, o ano do primeiro campeonato mundial e a periodicidade dele. Então, os alunos elaboram suas conjecturas.
Sempre surgem conclusões, como a de que todo ano de Copa é múltiplo de 4. Melhor para o debate. "É importante valorizar as hipóteses de todos, erradas ou não. Por isso, dou bastante tempo para as discussões e suposições dos estudantes." Ele termina solicitando que cada um escolha três anos de realização do evento e divida-os por 4. A proposta é ver que, se é ano de Copa, restará o número 2 após a operação.
"É importante valorizar as hipóteses de todos, erradas ou não. Por isso, dou bastante tempo para as discussões e suposições dos estudantes"
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Prática pedagógica
Festa Junina: 3 sugestões para avançar na alfabetização e valorizar a cultura popular
Atividades envolvendo aspectos da culinária típica destas celebrações podem render muitas aprendizagens de leitura e escrita
Recomposição de aprendizagens
Conheça experiência de como metodologias ativas podem estar presentes no dia a dia do Ensino Médio
Estratégia permite que o aluno produza conhecimento e trabalhe a criatividade e a reflexão