Estruturar a aula
O aluno se engaja se sabe o objetivo da atividade e o que se espera dele
PorNOVA ESCOLA
18/12/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
18/12/2015
Um bom docente sabe que para ensinar com eficiência é básico planejar. Isso inclui determinar o que se espera que os alunos aprendam e qual a finalidade cada atividade programada. E é essencial pensar em uma progressão lógica dos conceitos. Habituado a essa rotina, Caibar Soares Vital, que leciona no Ensino Médio da EE Professor Itael de Mattos, em Santa Fé do Sul, a 642 quilômetros de São Paulo, só faz uma ressalva: "Na prática, nem sempre tudo acontece como previsto e, por isso, a gente precisa ter a capacidade de se adaptar às necessidades".
O professor sempre entra em sala com um objetivo e o apresenta à turma. Ele toma como ponto de partida uma situação-problema relacionada à realidade do aluno. A ideia é levá-lo a tomar para si o desafio de resolvê-la. O próximo passo é retomar alguns conhecimentos já trabalhados que serão primordiais naquela fase. Em uma recente aula de introdução a um conteúdo para o 3º ano, ele avisou que seria necessário recorrer a um conceito visto no 2º ano e perguntou à turma quem se lembrava dele. Quando todos se calaram, Vital decidiu dedicar um tempo a essa revisão, redimensionando seu planejamento.
De acordo com ele, diagnósticos contínuos são essenciais para verificar o que a turma sabe e o que falta para seguir adiante. Para conferir se os objetivos foram mesmo atingidos, ele costuma finalizar cada aula ou etapa do trabalho com uma avaliação rápida, à base de perguntas orais. "Não adianta se preocupar apenas em terminar o livro ou a apostila", conclui.
"Na prática, nem sempre tudo acontece como previsto e, por isso, a gente precisa ter a capacidade de se adaptar às necessidades"
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe