Dominar o conteúdo
Conhecer profundamente o objeto de ensino é condição básica para ensinar
PorNOVA ESCOLA
17/12/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
17/12/2015
Saber os conteúdos da disciplina e as melhores formas de conectá-los é uma condição básica para o professor intervir durante as aulas e ajudar a turma a avançar. Na aula de introdução ao Teorema de Pitágoras para turmas de 8º ano, a professora Daniela Mazoco, da EE Rubens Ferreira Martins e da EMEF Professor Athayr da Silva Rosa, em Urupês, a 470 quilômetros de São Paulo, utiliza um software de geometria - Cabri ou Geogebra - para que todos explorem o famoso enunciado: "Em um triângulo-retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". E tem funcionado.
Na atividade, os alunos exploram o Teorema enquanto ouvem as explicações e discutem observações. Para criá-la, Daniela percorreu um longo caminho. "Não sabia nem ligar um computador." Mas de nada adiantaria mergulhar na informática se ela já não dominasse os conteúdos específicos da disciplina. Só assim foi capaz de converter os novos conhecimentos em propostas didáticas atraentes e consistentes.
Mesmo considerando que teve uma boa graduação, ela diz que precisou correr atrás de mais conhecimentos didáticos. Pediu orientações a professores experientes, leu muito e nunca parou de se aperfeiçoar. Já fez vários cursos oferecidos pela rede, uma especialização lato sensu e um mestrado - agora está no segundo. O itinerário trouxe uma descoberta: "Até o docente que sabe bem a matéria deve ficar atento à evolução dos saberes didáticos e de sua área. Definições e certezas mudam com o tempo".
"Até o docente que sabe bem a matéria deve ficar atento à evolução dos saberes didáticos e de sua área. Definições e certezas mudam com o tempo"
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe