No Dia das Mães, a criança que já perdeu a sua deve fazer presente para outra pessoa?
E agora, Telma? - Saia justa
PorNOVA ESCOLA
01/04/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/04/2011
Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Alexandra Fernandes, Itajubá, MG
Sua preocupação reflete a delicadeza dessa questão, Alexandra. Assim como na pergunta sobre as configurações familiares, sugiro que, antes de pedir que os estudantes façam as lembrancinhas, você promova uma reflexão sobre os modelos de família e os papéis que as figuras materna e paterna representam. Trabalhe as diferentes formas de "ser mãe", enriquecendo o debate com histórias e desenhos animados (como Mogli, personagem órfão que foi criado por terceiros e desenvolveu com eles uma relação de muito carinho). Ao discutir proteção e amor, você vai ajudar a turma a entender que outras pessoas podem exercer o papel de mãe. Agindo assim, não vejo problema em estimular o aluno que já perdeu a sua a fazer um presente para a tia, a avó ou outra pessoa que seja responsável por ele.
Últimas notícias
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar