Devemos permitir que as músicas de duplo sentido ouvidas pelos alunos sejam tocadas durante o intervalo?
Entretenimento
PorNOVA ESCOLA
01/03/2012
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/03/2012
Telma Vinha é especialista em Psicologia Educacional e responde dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Oday Ciriaco dos Santos, Canudos, BA
É natural que crianças e jovens queiram compartilhar com os colegas as canções de que gostam. Contudo, da mesma forma como não permitimos alguns filmes e revistas para certas idades, músicas com conteúdo inapropriado não devem ser aceitas. A ideia não é vetar, e sim educar. Mais do que simples entretenimento, a música pode virar uma proposta pedagógica por meio de projetos como as rádios escolares, que são operadas por alunos de diversas turmas sob a tutela de um professor. Aproveite essas oportunidades para favorecer a aprendizagem da boa convivência no espaço coletivo, discutindo questões como: quem são os ouvintes? Quais os critérios para escolher as canções? Como atender aos diferentes interesses e faixas etárias? Qual o volume adequado para agradar a todos? Vale a pena também envolver a turma em pesquisas sobre diferentes gêneros musicais, ritmos etc., ampliando o universo cultural. Para saber mais, conheça o Programa Educom.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe