Leitura de títulos de histórias conhecidas
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
- Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
- Leitura na alfabetização inicial.
1º, 2º
Rotina semanal em dias alternados com as atividades de escrita.
Lista de contos de fadas conhecidos dos alunos, escritos em letra de forma. Exemplos para duas sequências de leitura:
As crianças devem localizar em uma lista de vários títulos de contos de fadas o livro que você lerá para elas. Selecione títulos muito semelhantes em quantidade e variedade de letras para que elas busquem ler a parte central do texto, já que as diferenças não se encontram todas nos segmentos iniciais e finais. Apresente a lista de títulos afixada a uma altura próxima dos olhos. Conte que vai ler todas as histórias para eles ao longo da semana e que hoje devem encontrar o título do conto O Patinho Feio. Leia cada um deles em voz alta para os alunos, mas não na mesma ordem em que aparecem escritos. Essa leitura é fundamental para que as crianças saibam "o que" está escrito e tentem encontrar "onde".
Diga: "Agora, para encontrar o título, vamos observar apenas estes aqui". Mostre os três primeiros e cubra os dois últimos com uma folha ou cartolina. "Onde está escrito O Patinho Feio?" Procure ajudar os alunos com base no que for sendo colocado por eles. Pode-se aqui pedir que comparem com os nomes dos colegas. Se alguém aponta o título O Pequeno Polegar como sendo O Patinho Feio e diz que começa com "p", de Paulo, chame a atenção de todos para o que o colega descobriu. Em seguida, mostre que os outros dois títulos também começam com "p" : "O que acham destes aqui?"
Volte a O Pequeno Polegar e pergunte: "Onde está escrito ¿patinho¿ aqui?" Se algum aluno indicar a palavra "pequeno", dirija-se a todos e pergunte se estão de acordo. Então pergunte com que letra termina a palavra "patinho". Provavelmente dirão "o". Nesse momento, indique que não apenas "pequeno" termina com "o", mas "patinho" também. Mostre, assim, que devem seguir outro caminho. Compare a escrita de "pequeno", "príncipe" e "patinho" e observe que "pequeno" tem a letra "e" e "príncipe" a letra "r" após o "p". Para essa atividade, os alunos têm de olhar para o que está escrito, a grafia das palavras.
Prossiga a investigação perguntando onde está escrito "feio" nos três títulos, já que procuram O Patinho Feio. Quando os alunos localizarem a palavra "feio", leia o título todo para eles e também os outros dois que estavam sendo comparados. Comente que são parecidos porque os três começam com "p" e dois deles terminam com "o". Peça que marquem com X o título que será lido na aula.
Procure garantir a participação de todos nas várias etapas da atividade. O ideal é que tenham oportunidade de expor suas estratégias e que elas sejam socializadas para o grupo, promovendo a discussão sobre cada uma delas.
1ª etapa Entregue ao aluno uma lista com letras em tamanho ampliado ou letras móveis ou texturizadas. 2ª etapa Coloque-o sentado ao lado de uma dupla e com letras móveis, peça que o colega entregue as letras na ordem que a professora mostrar no quadro. Avaliação Algumas vezes, deixe que o aluno vá bem próximo à lista de títulos.
Visual
Créditos: Mônica Gouvêa França Pereira Formação: Professora de Projetos em Língua Portuguesa do Colégio Santa Cruz, em São Paulo.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Prática pedagógica
Festa Junina: 3 sugestões para avançar na alfabetização e valorizar a cultura popular
Atividades envolvendo aspectos da culinária típica destas celebrações podem render muitas aprendizagens de leitura e escrita
Recomposição de aprendizagens
Conheça experiência de como metodologias ativas podem estar presentes no dia a dia do Ensino Médio
Estratégia permite que o aluno produza conhecimento e trabalhe a criatividade e a reflexão