Como agir quando sei que outro docente ofende e intimida os alunos em classe?
Opressão
PorNOVA ESCOLA
01/11/2012
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/11/2012
Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Eliane Rodrigues, São Paulo, SP
Um ambiente opressivo gera ansiedade e tensão, pois as crianças têm de suprimir sentimentos e interesses para evitar humilhações vindas do professor. Esse tipo de abuso afeta o desenvolvimento socioafetivo delas e fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É fundamental, então, conversar com a direção para que intervenham juntos. Em uma reunião, os docentes podem falar sobre as atitudes em questão e sobre o ser humano que querem formar, retomando o projeto político-pedagógico (PPP). Sem citar nomes, analisem se as regras e as intervenções em conflitos têm sido coerentes. Se os estudantes forem mais velhos, conversem com eles para encorajá-los a falar em grupo com o ofensor - se preciso, com a mediação da direção. Assembleias e círculos restaurativos ajudam a promover o diálogo. Se necessário, acionem a Secretaria de Educação. A escola tem de enfrentar a situação e garantir um tratamento digno a todos.
Últimas notícias
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar