Como agir quando os pais dos alunos considerados difíceis, mesmo sendo chamados pela escola, ficam indiferentes?
De nada adianta chamar os pais para reclamar que a criança é "terrível" ou tentar ensiná-los a educá-la
PorNOVA ESCOLA
01/02/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/02/2011
Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Manoel Ribeiro, Volta Redonda, RJ
Inicialmente, cabe reforçar que nenhuma família está satisfeita diante de um filho "difícil", mesmo que aparentemente pareça estar. Em geral, os pais já fizeram tudo que sabiam para modificar as coisas e se sentem frustrados. O melhor a fazer é ouvi-los e ampará-los.
De nada adianta chamar os pais para reclamar que a criança é "terrível" ou tentar ensiná-los a educá-la. Esse tipo de conduta não resolverá, pois isso possivelmente já ocorreu e não trouxe resultados efetivos. Portanto, é preciso procurar outros caminhos. Os pais devem, antes de mais nada, saber que existe alguém que compreende o que eles estão passando.
É preciso ainda ter paciência com os que se mostrarem agressivos, pois, com certeza, eles se sentem angustiados em relação a si mesmos, a seus filhos e aos profissionais e estão, portanto, numa posição defensiva.
Quando os pais quiserem conselhos, eles mesmos solicitarão e, quando o professor os der, é importante reconhecer que ninguém realmente tem todas as respostas. O que se pode fazer é apenas concordar em experimentar diferentes estratégias mais coerentes com o desenvolvimento socioafetivo da criança e que atendam às necessidades dela.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe