Explosão demográfica
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Resolver problemas de adição e subtração em situações correspondentes a novos significados (busca do estado inicial, incógnita na transformação, combinação de transformações etc.) por meio de diferentes estratégias e posterior comparação das mesmas.
- Reconhecer a operação de subtração como uma estratégia possível para resolver esse tipo de problema.
- Usar a calculadora para controlar e conferir cálculos.
Problemas envolvendo a ideia de transformação
5º
Cinco aulas.
Tabelas como as mostradas na ilustração acima.
Proponha os seguintes problemas:
- Penso um número, acrescento 40 e obtenho como resultado 90. Que número pensei?
- Qual número preciso somar a 358 para obter como resultado 1.000? E para obter 2.000? E para obter 3.000? O que você pensou para responder à primeira pergunta serviu para responder às outras?
Explique à turma que a primeira tabela mostra a quantidade de habitantes de uma cidade em diferentes épocas. Comente que, no fim de 1988, uma grande indústria se instalou na região e muitas pessoas mudaram para lá, causando uma explosão demográfica.
Depois entregue para cada um a cópia das duas tabelas. Explique que falta acrescentar alguns dados. Antes de iniciar o problema, tome o cuidado de conversar com as crianças sobre as informações disponíveis: no ano de 1982, havia 43.514 pessoas na cidade. Em 1986, já eram 72.093. O que aconteceu? A população aumentou ou diminuiu? Quanto?
Proponha que as crianças resolvam apenas a primeira linha da tabela e discutam as estratégias utilizadas. Deixe para outro dia a resolução dos demais itens. Selecione dois procedimentos utilizados pelos alunos: um que some os habitantes de 1982 e de 1986 e outro que busque o complemento. Proponha que as crianças trabalhem em duplas para explicar ao colega como funciona cada estratégia. Pergunte: as duas servem para resolver o problema?
Organize depois uma conversa coletiva para explicitar que a subtração é a operação mais conveniente para esse caso. Para perceber isso, as crianças podem usar a calculadora refazendo e checando os procedimentos usados e vendo em qual deles a solução apareceu mais rápido.
Ao propor o segundo problema (população de 1982-1988), diga aos alunos que, para resolvê-lo, eles devem retomar as discussões e conclusões referentes ao problema anterior (população de 1982-1986).
Avaliação Depois de ter orientado os alunos a resolver do jeito deles e a realizar as anotações, elabore outras tabelas para diagnosticar o aprendizado. Peça que os estudantes resolvam os seguintes problemas utilizando uma das estratégias apresentadas pelos colegas. Quanto aumentou a população em cada período? Quantas pessoas passaram a morar na cidade após a construção da fábrica?
Créditos: Atividade adaptada de propostas de Patricia Sadovsky Formação: Educadora argentina
Últimas notícias
Alfabetização matemática
Matemática: a Geometria da Arte
Veja exemplos de obras que permitem abordar as figuras e padrões geométricos, as posições e a simetria.
Alfabetização
Gênero textuais para usar na alfabetização
Entenda como escolher os textos que são usados em sala de aula e três sugestões para explorar o campo de atuação da vida cotidiana
Clima escolar
Clima escolar: como fazer a mediação de conflitos e adotar ações efetivas de prevenção ao bullying
Durante os esforços de recomposição de aprendizagens, é fundamental cuidar da saúde emocional dos estudantes e criar estratégias para melhorar a convivência
Recomposição de aprendizagens
Como Sobral (CE), cidade destaque em alfabetização, está organizando o trabalho no pós-pandemia
Conhecido pela qualidade de sua educação, o município desenvolve uma série de ações que podem inspirar escolas de outras regiões na gestão do processo de recomposição de aprendizagens
Recomposição de aprendizagens
Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas
Reportagem em vídeo retrata como as mudanças na etapa já estão presentes no dia a dia de escola em São Bernardo do Campo (SP)