Levantamento revela o que jovens pensam sobre a escola
Estrutura é mal avaliada, mas estudantes consideram o ambiente favorável para aprender
Por
22/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
Por
22/09/2016
Em meio à discussão sobre a reforma do Ensino Médio, o Porvir e a Rede Conhecimento Social lançaram a pesquisa Nossa Escola em Reconstrução, que mostra a opinião de jovens de 13 a 21 anos sobre o local em que estudam. De modo geral, os dois grandes enfoques do levantamento mostram uma contradição. Ao avaliar a instituição, os estudantes têm uma visão crítica. No entanto, quando precisam falar sobre a escola, mostram uma relação mais afetiva e compreensiva com ela.
Ao todo, 132 mil respostas foram obtidas. 85,4% dos participantes são do Sudeste e 86% de escolas públicas. Analisando a estrutura, apenas um em cada dez jovens se diz satisfeito com as aulas e com os materiais; oito em cada dez opinam que as relações deles com a equipe escolar e com os colegas precisa melhorar; e 50% afirma que o prédio e a estrutura são inadequados. No entanto, 70% dos jovens gostam de estudar onde estão; 62% consideram o ambiente favorável para aprender; 72% dizem aprender coisas úteis para sua vida; e 50% considera que é ouvido e que as decisões são democráticas.
Uma das inovações da pesquisa é que os jovens foram envolvidos em todas as etapas do processo, desde a definição do questionário até a análise dos dados. Para ter acesso à íntegra do material, acesse o site do Porvir.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe