No papel, o filho já cresceu e a mãe virou criança
Até 10 de outubro, maratona de desenho estimula contato entre as famílias e a escola
Por
14/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
Por
14/09/2016
As crianças pequenas desenham, desenham e desenham. Brincam de seu faz de conta ao reproduzir detalhes de cenas, inventando jeitos de viver, colorindo até o que parece sem graça e construindo uma percepção sobre o que está ao redor. Retratam o que é triste, mas também criam um novo mundo cheio de possibilidades.
Para estimular o olhar sempre curioso e valorizar os registros dos pequenos, a Faber-Castell promove a 2a Maratona Cultural de Desenhos até 10 de outubro com o tema Desenhar na Infância Inspira o Futuro. A proposta é a seguinte: a criança desenha um dos pais ou responsáveis quando tinha a sua idade e o adulto desenha como imagina que será a criança mais velha. É possível explorar tinta, canetinha hidrográfica, giz de cera, ecolápis de cor, ecolápis grafite ou outro material, sem restrição de técnicas (saiba, no quadro abaixo, como a escola pode participar). Não há escolha de vencedores, porque o valorizado é o momento em conjunto, o olhar entre pais e filhos, a troca entre eles com sensibilidade e diferentes pontos de vista.
Essa é também uma oportunidade de os educadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental promoverem propostas artísticas, criando um contexto favorável à participação dos pequenos na Maratona Cultural de Desenhos (veja plano de aula clicando aqui ou, se for gestor escolar, leia o Projeto Institucional).
Participe! Veja como famílias e escola podem construir uma parceria com alegria – e muitas cores.
Olhar atento para o registro
A primeira edição da Maratona de Desenhos, realizada em 2014, teve mais de 105 mil alunos participantes de 635 escolas. Para participar da edição deste ano, veja quais passos seguir:
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe