Que beleza de aula!
Autoconfiança corporal é coisa séria. Fale com a turma sobre isso
Por
14/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
Por
14/09/2016
“Nunca tinha eu visto a verdadeira beleza antes dessa noite”, diz Romeu, perdidamente apaixonado por Julieta, na célebre obra do inglês William Shakespeare (1564-1616) que leva o nome dos dois amantes.
Será que a verdadeira beleza de Julieta encantaria os garotos de hoje? As meninas teriam o desejo de se parecer com ela? Provavelmente, não. Os padrões de beleza do século 16 não valem mais. Apesar disso, a sociedade contemporânea continua perseguindo certos padrões convencionais. Atualmente, eles são ditados e seguidos por milhares de mulheres e jovens, numa busca incansável para atingir um ideal.
De acordo com o estudo de Dove “Há uma Beleza Nada Convencional”, 66% das mulheres brasileiras se sentem pressionadas a seguir um padrão de beleza (veja mais no infográfico).
“Mas a beleza real é a beleza de cada um”, diz Maria Helena Vilela, educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, em São Paulo. Segundo ela, nem sempre quem atende todos os padrões se acha bonito. “É preciso que a pessoa se sinta importante no mundo também”, afirma.
Quem não se enxerga na imagem preestabelecida sofre e investe tempo e dinheiro para tentar alcançá-la. Essa busca incansável por atender padrões faz com que as pessoas se sintam responsáveis por não ser o que idealizam e culpadas por não apreciarem sua aparência.
Assim, não há autoestima que resista. Já reparou quanto as meninas se preocupam em parecer o que não são e se encaixar em estereótipos para provocar admiração entre elas mesmas e por parte da sociedade? Maria Helena explica que a situação é preocupante porque indivíduos com baixa autoestima são vulneráveis e menos autônomos. “Autoconfiança é fator de proteção de si mesmo.”
É preciso abrir espaço para a questão da beleza e da autoconfiança na escola — ponto importante do trabalho — e fazer a turma pensar sobre padrões de imagem, principalmente no Brasil. Em um país como o nosso com mais 100 milhões de mulheres, é inaceitável que tenhamos apenas um tipo de beleza. Conheça o Programa Dove pela Autoestima e ajude a mudar essa realidade.
Últimas notícias
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar