O que ler durante as férias
Para aproveitar cada momento da época de descanso, nada melhor do que colocar a leitura em dia
30/06/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
30/06/2016
O recesso está batendo à porta, pronto para entrar. Fiquei pensando em como aproveitar cada momento dessa época de descanso. E nada melhor do que colocar a leitura em dia.
Quando não estamos de férias, o mais comum é fazermos leituras relacionadas ao nosso trabalho. Eu, por exemplo, leio o dia todo, ainda que sejam sites de notícias e textos sobre o Jornalismo e a Educação em geral. Por isso, muitas vezes, chego em casa cansada para me enveredar em outra leitura.
Mas quando tenho tempo disponível, fico me perguntando: o que ler? As possibilidades são inúmeras. Então, para ajudá-los nessa missão de encontrar boas leituras para esse período, dei uma boa investigada nos sites de NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR e encontrei ótimas dicas para todos os gostos. Calma! Não é nada relacionado ao trabalho da escola. Agora, é hora de você relaxar
Estou sem coragem de embargar num narrativa longa
Se você está nessa fase, não se culpe. Nem sempre queremos passar dias lendo um mesmo livro e isso não é problema nenhum. Se fosse, o que seria dos poetas e dos contistas? Pois bem, são justamente os contos que podem ser uma ótima saída para você e ainda proporcioná-lo bons momentos com literatura de qualidade. Dá uma olhada nessa lista de dez contos (clique no link para acessar). Entre os destaques, está A Cartomante, de Machado de Assis, que fala sobre um triângulo amoroso.
Quero mergulhar num livrão
Se o seu caso é oposto do anterior, vale a pena acessar nossa curadoria de sete livros com mais de 250 páginas. Garanto que cada uma das obras vai fazer valer a pena o tempo investido na leitura. Eu gostei muito de A Máquina de Fazer Espanhóis, de valter hugo mae. O livro fala um pouco sobre velhice e saudades. A escrita do autor é tão fluída que eu garanto que você não vai nem perceber que já está próximo das últimas páginas da obra.
Minha vontade é ficar com os pés na realidade
Tudo bem, não tem problema. Também temos opções para você, na lista com 14 biografias que contam a vida de grandes ícones da história. Fiquei com vontade de ler Viver para contar, autobiografia de Gabriel Garcia Marquez.
Vou aproveitar meu tempo para ler os grandes clássicos
Ótima escolha! Apesar de, muitas vezes, termos a impressão de que esses livros só são lembrados na hora de prestar vestibular ou de preparar uma aula, eles também podem nos proporcionar momentos de muito prazer. Na listagem de livros clássicos para ler nas férias, você encontrará algumas ótimas opções como Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Bom encontro com Fabiano, Sinha Vitoria, os dois filhos do casal e a cachorra Baleia!
Espero ter dado boas ideias para que você se delicie com leituras prazerosas nesse recesso. Gostaram das indicações? Tem outras ideias? Conte pra gente nos comentários!
Até o próximo post!
Anna Rachel
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe