Fala aí, professor!: os desafios da formação continuada
No segundo episódio da série de podcasts, discutimos a importância de realizar a formação em serviço
PorNOVA ESCOLA
25/07/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
25/07/2016
Atualizar os conhecimentos é importante para qualquer profissional. Mas para o professores, a formação continuada tem um caráter diferente. No segundo episódio da série de podcasts Fala aí, professor!, recebemos no estúdio o professor Ademir Almagro, da rede municipal de Novo Horizonte, no interior de São Paulo. Ele conta sobre sua trajetória como educador e a constante busca por atualização. Também participou do debate a especialista Claudia Davis, da Fundação Carlos Chagas.
Formação continuada foi um tema considerado urgente por professores de Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil na pesquisa Conselho de Classe 2015, realizada pelo Ibope Inteligência sob encomenda da Fundação Lemann e do Instituto Paulo Montenegro.
Fala aí, professor! é uma série de quatro episódios que tem o objetivo de dar voz aos professores brasileiros e buscar, junto com especialistas, possíveis soluções para alguns desafios enfrentados no dia a dia da escola pública.
Os temas abordados nos quatro primeiros programas foram considerados urgentes por professores de Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil na pesquisa Conselho de Classe 2015, realizada pelo Ibope Inteligência sob encomenda da Fundação Lemann e do Instituto Paulo Montenegro.
Fala aí, professor! é uma produção de NOVA ESCOLA, em parceria com a Fundação Lemann e com apoio da Central 3.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER TODOS OS EPISÓDIOS DA SÉRIE
CRÉDITOS Roteiro e produção ÉRIKA NASCIMENTO, LETÍCIA SAKATA (Fundação Lemann), PAULA PERES e WELLINGTON SOARES (Nova Escola). Locução WELLINGTON SOARES. Gravação, edição e mixagem LEANDRO IAMIN (Central 3).
Últimas notícias
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar