Combate à desigualdade
Levantamento aponta caminhos para a equidade de resultados nas avaliações externas
01/02/2014
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
01/02/2014
Os estudantes de uma mesma escola obtêm resultados distintos em avaliações como a Prova Brasil. Aspectos como o nível socioeconômico dos alunos são comumente apontados como culpados por essa diferença. Mas, de acordo com a pesquisa Análise das Desigualdades Intraescolares no Brasil, da Fundação Victor Civita (FVC), em parceria com a Fundação Itaú Social e o Itaú BBA, fatores internos definidos pela gestão e pelos docentes também interferem no desempenho.
Usando como base notas de Matemática da Prova Brasil de 2009 de escolas públicas urbanas e um questionário aplicado em 252 instituições, o estudo, coordenado por Romualdo Portela de Oliveira, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), concluiu que em 66,8% das instituições da periferia a distância entre as melhores e as piores notas é pequena em relação ao restante da rede. "Apesar dessa homogeneidade, essas escolas tiveram médias baixas, enquanto as mais desiguais tiveram médias mais altas."
Segundo ele, não basta admitir a heterogeneidade. É necessário lidar com ela e buscar a chamada equidade (quando há uma pequena desigualdade dentro dos grupos, mas a média entre eles é parecida, sendo que todos atingem patamares mínimos). Entre as ações apontadas pelo estudo para alcançá-la, há propostas que dizem respeito à rede de ensino e à gestão, como a garantia de remuneração adequada, e outras que envolvem os docentes. Uma dessas orientações é a busca constante por formação (conheça outros apontamentos no quadro abaixo).
A pesquisa ainda apontou que as escolas em que os melhores professores atuam com os alunos com mais dificuldade têm obtido um resultado melhor. Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reforça que apesar de a busca pela equidade não depender apenas do professor, a identificação das desigualdades deve se basear na observação feita por ele no dia a dia da sala de aula. "O profissional precisa notar os estudantes com mais facilidade e aqueles que têm dificuldades. Isso não é para diferenciá-los, e sim para elaborar atividades específicas", diz.
Aprendizagem para todos
O que faz diferença dentro da sala de aula
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe