A Educação brasileira de luto
15/04/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
15/04/2011
Faltando quatro dias para o fechamento desta edição, o Brasil todo foi surpreendido com uma das notícias mais tristes dos últimos tempos: um ex-aluno da EM Tasso da Silveira matou 12 adolescentes nos corredores e nas salas de aula. A tragédia no bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, emocionou o país e levantou debates sobre como a violência afeta nossas escolas: desde o bullying até a discussão sobre o aumento da segurança. Diante do espanto causado por um acontecimento inédito na história brasileira, começamos a pensar em como contribuir para a reflexão sobre o assunto. Na página 20, você encontra uma reportagem sobre caminhos para os gestores liderarem o processo capaz de reerguer as equipes em situações desse tipo.
O tema também está presente, desde 7 de abril, nesta página. Ninguém tem dúvidas de que é muito difícil superar esse trauma. Diretores, coordenadores, professores, funcionários e alunos de todas as regiões brasileiras estão se perguntando como chegamos a esse ponto e o que é possível fazer para evitar novas pequenas e grandes tragédias. Entender que um problema como o vivido pelos alunos de Realengo é, ao mesmo tempo, uma situação absolutamente excepcional, mas um dado concreto da realidade atual, é essencial para analisar o papel da escola na sociedade - e continuar acreditando que não é com muros cada vez mais altos e cadeados maiores que construiremos um mundo melhor. Ao contrário, discutir abertamente todas as questões que nos afetam, sobretudo nas grandes cidades, é o melhor caminho para oferecer perspectivas de futuro para nossas crianças e jovens.
Um grande abraço e boa leitura,
Gabriel Pillar Grossi
Diretor de Redação
Últimas notícias
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe
Recomposição de aprendizagens
Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas
Reportagem em vídeo retrata como as mudanças na etapa já estão presentes no dia a dia de escola em São Bernardo do Campo (SP)
Alfabetização matemática
Matemática: a Geometria da Arte
Veja exemplos de obras que permitem abordar as figuras e padrões geométricos, as posições e a simetria.
Alfabetização
Gênero textuais para usar na alfabetização
Entenda como escolher os textos que serão usados em sala de aula e veja três sugestões para explorar o campo de atuação da vida cotidiana