Quando usar pelo qual, do qual, o qual e cujo?
PorElisa MeirellesRonaldo NunesPablo AssoliniRita Trevisan
01/11/2009
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorElisa MeirellesRonaldo NunesPablo AssoliniRita Trevisan
01/11/2009
Cujo
É um pronome relativo que serve para criar uma relação de posse. Sempre acompanha o substantivo. Aparece na frase como adjunto adnominal ou complemento nominal. Caso a palavra seguinte seja feminina ou esteja no plural, deve-se utilizar as variações (cuja, cujas ou cujos). Exemplo:
Não gosto de restaurantes caros. Os donos dos restaurantes caros são muito esnobes. = Não gosto de restaurantes caros, cujos donos são muito esnobes.
OBS: Não se usa artigo depois do pronome cujo. A expressão “O caderno cujo o dono é desconhecido” está equivocada, por exemplo.
O qual
Já o pronome qual pode ter muitas funções (introduzir perguntas, por exemplo), mas quando ele substitui o substantivo ou faz menção a ele, sempre vem precedido por preposição - é o caso de pelo qual e do qual - ou por artigo - o qual. Para descobrir qual delas, vale pensar no verbo que indica a ação que ocorre na frase. Exemplos:
Conversamos sobre um assunto triste. = O assunto sobre o qual conversamos é triste.
(o qual faz menção ao substantivo assunto e o verbo não pede preposição)
Nós estamos passando por um problema. Esse é o problema pelo qual estamos passando.
(pelo qual faz menção ao substantivo problema, e o verbo pede a preposição por, que, unida ao artigo o, se torna pelo)
Estava falando de um assunto importante. Esse é o assunto do qual estava falando.
(do qual faz menção ao substantivo assunto, e o verbo pede a preposição de)
DICA: É possível substituir qual por quem ou que, mas quando a preposição tiver duas ou mais sílabas, é preciso usar qual.
Veja outras dicas sobre a Língua Portuguesa na página S.O.S. Português
Consultoria Noemi Jaffe, doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP).
Pergunta enviada por Rosane Lima Tiago, Itapura, SP
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Prática pedagógica
Festa Junina: 3 sugestões para avançar na alfabetização e valorizar a cultura popular
Atividades envolvendo aspectos da culinária típica destas celebrações podem render muitas aprendizagens de leitura e escrita
Recomposição de aprendizagens
Conheça experiência de como metodologias ativas podem estar presentes no dia a dia do Ensino Médio
Estratégia permite que o aluno produza conhecimento e trabalhe a criatividade e a reflexão