Compartilhe:

Jornalismo

Como planejar a recomposição de aprendizagem no Ensino Médio?

Mesa-redonda composta por educadores debate em profundidade os desafios e caminhos para realizar esse esforço na prática

PorNOVA ESCOLA

11/05/2022

Primeira roda de conversa entre Sônia Guaraldo, Aldo Florentino Alves e Paulo Cunha sobre os desafios e caminhos para planejar a recomposição de aprendizagem no contexto da flexibilização curricular.
Crédito: Otávio Lemes e João Sampaio/NOVA ESCOLA

Desde o retorno às aulas presenciais, as redes públicas de ensino estão atuando em uma missão importante: recompor as aprendizagens. Diante da realidade de que, neste momento, não é possível desenvolver todas as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge a proposta do continuum curricular. Ou seja, a necessidade de flexibilizar os currículos escolares e eleger as prioridades. 

Além disso, os educadores também devem realizar avaliações frequentes, utilizar metodologias inovadoras e ter um olhar e acompanhamento individualizado para cada aluno para identificar as dificuldades e traçar estratégias individualizadas que permitam que ninguém fique para trás. 

Garantir essas ações em paralelo à implementação do Novo Ensino Médio torna o processo ainda mais desafiador. Pensando nisso, Nova Escola preparou uma série de rodas de conversa com especialistas e educadores para se aprofundar em temáticas prioritárias. 

A primeira irá se debruçar nos caminhos para planejar a recomposição de aprendizagens no contexto do continuum curricular. Tivemos a participação de Sônia Guaraldo, consultora pedagógica e coordenadora de implementação do Instituto Gesto; Aldo Florentino Alves, diretor da EE Eliza Raquel Macedo de Souza, em Guaianazes (SP) – que apareceu na primeira reportagem em vídeo desta série; e Paulo Cunha, especialista em Novo Ensino Médio e consultor pedagógico desta série.

Este conteúdo faz parte do projeto Recomposição de Aprendizagem no Ensino Médio. Confira aqui os demais conteúdos produzidos.

continuar lendo