Compartilhe:

Jornalismo

Tiradentes e a Inconfidência Mineira: 7 conteúdos para abordar a temática com os estudantes

Entenda quem foi essa figura e sua importância na história brasileira

PorCamila Cecílio

12/04/2022

Crédito: Getty Images

Se você perguntar por aí quem já ouviu falar de Joaquim José da Silva Xavier, pode ser que nem todos saibam responder. Mas, se mencionar o nome Tiradentes, como ficou popularmente conhecido, é provável que as respostas sejam afirmativas — afinal, trata-se de um dos personagens mais marcantes da história do Brasil. 

Tiradentes foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento separatista organizado pela elite socioeconômica de Minas Gerais que, antes de executar os planos, foram descobertos pela Coroa Portuguesa. Embora outras pessoas tenham participado da revolta, Tiradentes foi o único condenado a pena de morte.

No dia 21 de abril de 1792, ele foi enforcado e esquartejado. A forma violenta de sua condenação é um dos motivos pelos quais se tornou mártir e, seu nome, um símbolo nacional.

Com o Dia de Tiradentes se aproximando, que tal aproveitar a data para estudar o que foi Inconfidência Mineira e discutir quem foi essa figura? Confira a seguir 7 conteúdos para explorar o tema. 

1. Vamos falar sobre Tirandentes? 

Embora tenha sido executado como traidor da Coroa Portuguesa, Tiradentes tornou-se um símbolo importante já no início da República. Neste conteúdo, você conhecerá a história do homem de origem humilde que se tornou um dos heróis da nossa nação.

2. Tiradentes é um exemplo de como heróis são construídos

É verdade que ninguém simplesmente nasce herói, mas sim as ações realizadas em prol de uma causa. Com Tiradentes não poderia ter sido diferente. Mais do que a sua participação na Inconfidência Mineira, o fato de ter sido o único punido com a morte foi o motivo que o fez entrar para a história.

3. Por que mataram Tiradentes?

Neste vídeo, o professor de História Juliano Custódio Sobrinho fala dos bastidores da Inconfidência Mineira, durante o Brasil colônia, e os motivos que levaram à morte de Tiradentes.

4. Tiradentes e a Inconfidência Mineira

Aqui, a professora de História Flávia Aidar sugere uma discussão sobre como Tirandentes se tornou um mártir da Independência do Brasil. Para isso, ela sugere apresentar aos alunos duas versões de textos. Um que aponta Tiradentes como liderança do processo de liberdade não só de Minas Gerais, mas de toda a colônia. Já a outra versão, sendo contrária à primeira, questionando essa interpretação.

Independência: como abordar datas históricas no 1º ao 5º ano

Saiba como planejar atividades que promovam nos alunos a reflexão e a desconstrução dos significados das datas históricas e dos marcos de memória.


5. 9 mitos e uma verdade sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira

Do século 18 para cá, muitas histórias se construíram ao redor da figura do mártir e da Inconfidência Mineira. Mas, você consegue identificar o que é fato e o que é mito sobre esse importante acontecimento histórico?

6. Visões do passado: a História do Brasil em telas e gravuras

Analisar telas e gravuras leva os estudantes a aguçar o senso crítico. Neste material, um dos exercícios propostos tem como objetivo discutir as diferentes representações de Tiradentes nas pinturas. Confira essa e outras sugestões para realizar com turmas do 6º e 7º ano.  

7. Plano de aula: A Inconfidência Mineira e as ideias liberais

Neste plano de aula, elaborado pela professora de História Thayane da Rocha Cruz Dias Freitas, o objetivo é identificar as ideias liberais presentes na Inconfidência Mineira a partir da contextualização sobre o que foi o movimento.

continuar lendo