Baixe uma ficha de observação para fazer registros sobre o antes e o depois do isolamento
O modelo de tabela ajuda a acompanhar o desenvolvimento das crianças e refletir sobre os campos de experiência da BNCC
03/08/2020
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
03/08/2020
A volta à escola será uma experiência inédita para todos: crianças, pais e para você, professor. Não é possível comparar este retorno com o das férias, pois meses se passaram em um contexto restritivo por causa da pandemia.
O processo de acolhimento e observação dos pequenos será o ponto central dessa nova etapa. Pensando nisso, o professor de Educação Infantil Evandro Tortora, colunista de NOVA ESCOLA e consultor desta Caixa, elaborou uma ficha de registro para planejar a observação do desenvolvimento das crianças no contexto remoto, de uma possível volta à escola e em um momento posterior ao acolhimento (baixe aqui ou ao final da matéria). Além disso, Evandro nos ajudou a listar os cinco pontos essenciais para que você possa preparar seu olhar para avaliar as crianças no regresso.
Avaliar para planejar e planejar para avaliar
A avaliação e o planejamento andam de mãos dadas. Por isso é preciso planejar o acolhimento, que servirá de base para avaliação dos próximos passos da criança e do planejamento das atividades.
Tenha em mente as possíveis situações pelas quais os pequenos passaram. Eles ficaram muito tempo fora da escola e podem estar com saudade de brincar, desenhar e explorar os espaços escolares. Outros podem ter vivido a experiência de perda de um ente querido na família. Leve em consideração tudo isso no momento de elaborar as atividades.
Como o planejamento, o processo de avaliação deve ser coletivo
É importante discutir como será todo o processo avaliativo com a gestão e os outros colegas professores. Compartilhar pautas de olhares, atividades que serão desenvolvidas e registros serão importantes para a prática em conjunto e, também, para a avaliação a ser feita pela escola.
Além do processo coletivo, a avaliação exige um posicionamento individual, no qual você fará os registros e o acompanhamento das práticas. Há muitos ganhos ao compartilhá-los com os outros educadores. Por isso, reserve um tempo para construir esses registros e refletir sobre eles.
Avalie em parceria com as famílias
Questionários e entrevistas com as famílias são importantes. Foque em perguntas que explicitem a brincadeira e a interação em casa. Por exemplo: quais foram as principais brincadeiras da criança? Com quem ela costumava brincar? Quanto tempo costumava ficar com tablet ou celular?
Considere os registros das atividades feitas em casa e faça novos registros
Fotos, desenhos, vídeos, depoimentos das famílias, áudios... tudo compõe a documentação pedagógica. Esse tipo de registro trará indícios do que pode ter ocorrido em casa e como podemos planejar outras atividades na escola.
Talvez algumas crianças tenham socializado pouco ou nunca. Nesses casos, elas deverão ser observadas no retorno ao ambiente escolar.
Avaliar a qualidade das interações e brincadeiras
Reflita se os direitos de aprendizagem estão sendo contemplados nas ações planejadas e se estão promovendo a interação na rotina das crianças. Tenha um olhar a respeito das atividades cotidianas dos pequenos: eles estão se alimentando com autonomia, se utilizam a fala para se expressar, se ainda usam fraldas ou se já estão indo ao banheiro etc.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe