A dor (e a delícia) de mudar
Encaramos o desafio de descobrir com os educadores como inovar e melhorar a aprendizagem
30/08/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
30/08/2019
Na vida real, lidamos o tempo todo com tecnologias e questões que nos exigem integrar múltiplas capacidades. Quando estamos em sala de aula, porém, lutamos contra a tentação de nos ater a aulas expositivas e de separar a aprendizagem em caixinhas de conhecimento. As razões para essa dicotomia rendem grandes teses, mas trago uma que me é capital.
Como é difícil mudar a forma com a qual trabalhamos!
Divido esse sentimento com vocês, caros leitores, porque durante a elaboração desta edição sobre STEAM (sigla em Inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) estamos também “cocriando” com os educadores. E esses dois processos são muito semelhantes.
Explico: o Steam, como você lerá na matéria de capa, é uma abordagem pedagógica que parte da investigação e da participação ativa dos alunos na busca e integração de diferentes áreas. Na prática, trata-se de uma forma de solucionar um problema, colocando o aluno no centro da aprendizagem e contando com diferentes visões.
Há três meses, a NOVA ESCOLA se lançou ao desafio de descobrir juntamente com educadoras e educadores uma ferramenta digital que os ajude a inovar e melhorar a aprendizagem da turma. Formamos um time multidisciplinar, com gente vinda do jornalismo, da pedagogia, do marketing, do design, de negócios e de tecnologia. Tivemos de deixar de lado nossas verdades e expertise para resolver o problema de quem quer que seu aluno aprenda. Tropeçamos algumas vezes e sofremos com a ansiedade de criar algo totalmente novo, mas agora está batendo aquela sensação de time unido e aprendizagem. Em breve, vocês conhecerão o resultado desse trabalho. Ao cocriar, mudamos – bastante – a nossa forma de trabalhar. E foi difícil. Adotar um método como o STEAM também tem seus desafios. Mas a experiência mostra que vale a pena enfrentá-los.
Deixo aqui um convite: venha com a NOVA ESCOLA nessa jornada de descoberta. Participe pelas nossas redes sociais ou me escreva no e-mail abaixo. Está sendo incrível para a gente. Vai ser também para você e para os seus alunos.
Lívia Perozim é editora de NOVA ESCOLA livia@novaescola.org.br
Foto: Lucas Magalhães/NOVA ESCOLA
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe