Diretor, a escola é você?
PorPaula Peres
21/08/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula Peres
21/08/2019
Olá!
Semana passada, o diretor José Marcos Couto Júnior voltou lá para a França dos séculos 17 e 18 para relacionar a história do rei Luís 14 com o papel do diretor na escola. Mania de historiador é relacionar fatos históricos com tudo, né?
Brincadeiras à parte, o que José Marcos explica nesse texto é que a postura absolutista do diretor, de achar que deve resolver tudo por conta própria, de acordo com os próprios valores, é prejudicial. Desculpe a crueldade, diretor, mas você não deve ser o sol da sua escola. “Ser gestor tem muito a ver com compreender as condições onde se está inserido através de uma escuta ativa e apurada. Afinal, a escola não é só minha”, diz José Marcos. Para entender como abrir a sua gestão para a participação de todos, leia o texto na íntegra. E, aqui neste conteúdo, você pode ver uma lista com nove sugestões de como dar esse primeiro passo.
Curso ao vivo
Um dos fatores para que a gestão democrática aconteça, de fato, na escola é o envolvimento dos pais e responsáveis pelos alunos. Sabemos que a comunicação pode ser complicada. Muitas vezes, os responsáveis não comparecem à reunião, não respondem aos bilhetes e só vão na escola para reclamar de alguma coisa. Como estabelecer essa parceria na Educação Infantil? Já fizemos uma reportagem sobre os (fundamentais) combinados com os pais na etapa. Amanhã, a partir das 19h, vamos conversar sobre outras maneiras de inseri-los no dia a dia da escola. Saiba mais e inscreva-se aqui.
E por falar em gestão…
Precisa reformar um espaço da escola mas não sabe como nem para quem pedir verba? Este conteúdo te explica tudo o que você precisa saber em nove passos.
E se sua prática inspirasse outro professor?
A Conectando Saberes, uma rede de professores apoiada pela Fundação Lemann, mantenedora de Nova Escola, lançou um edital para construir um banco de dados com práticas transformadoras para inspirar os professores e gestores do Brasil. Quem pode compartilhar suas experiências? Professores, com práticas pedagógicas; coordenadores, com projetos de formação continuada; e diretores, com projetos políticos pedagógicos. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro. Clique aqui para saber mais.
Um abraço e até amanhã,
Paula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
Últimas notícias
Alfabetização matemática
Matemática: a Geometria da Arte
Veja exemplos de obras que permitem abordar as figuras e padrões geométricos, as posições e a simetria.
Alfabetização
Gênero textuais para usar na alfabetização
Entenda como escolher os textos que são usados em sala de aula e três sugestões para explorar o campo de atuação da vida cotidiana
Clima escolar
Clima escolar: como fazer a mediação de conflitos e adotar ações efetivas de prevenção ao bullying
Durante os esforços de recomposição de aprendizagens, é fundamental cuidar da saúde emocional dos estudantes e criar estratégias para melhorar a convivência
Recomposição de aprendizagens
Como Sobral (CE), cidade destaque em alfabetização, está organizando o trabalho no pós-pandemia
Conhecido pela qualidade de sua educação, o município desenvolve uma série de ações que podem inspirar escolas de outras regiões na gestão do processo de recomposição de aprendizagens
Recomposição de aprendizagens
Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas
Reportagem em vídeo retrata como as mudanças na etapa já estão presentes no dia a dia de escola em São Bernardo do Campo (SP)