O que é mais adequado à introdução dessa disciplina no 1º ano?
EDUCAÇÃO FÍSICA
PorFernanda SallaRita TrevisanBruna Nicolielo
01/08/2010
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorFernanda SallaRita TrevisanBruna Nicolielo
01/08/2010
É recomendável que o professor realize, antes de iniciar as aulas, um mapeamento das práticas corporais que já façam parte do repertório dos alunos. Isso possibilitará uma seleção mais adequada das temáticas que serão trabalhadas e influenciará de maneira decisiva a adesão do grupo à proposta, facilitando o aprendizado. Numa comunidade em que os alunos têm atividades motoras bastante restritas, em áreas essencialmente urbanas, por exemplo, o estudo e a vivência das ginásticas envolvendo movimentos - como rolamento, roda, parada de mãos etc. - precisam ser conduzidos pelo professor de maneira extremamente cuidadosa. Em outra escola, onde as crianças têm experiências extracurriculares com práticas corporais mais variadas e frequentes, como jogos e brincadeiras, o grau de complexidade das técnicas e dos gestos poderá ser mais elevado. Queimada, pique-bandeira, rodas, amarelinha e esconde-esconde são exemplos de propostas que podem ser adotadas inicialmente. Nessa etapa da escolarização, também é desejável que a Educação Física extrapole o universo cultural corporal próximo às crianças. Independentemente do conhecimento prévio delas, cabe à escola propor novas aprendizagens. Projetos que abarquem as brincadeiras de países e povos diferentes, danças e cantigas de outros tempos e lugares, além de atividades corporais que possam ser pesquisadas em sites, livros, entrevistas, revistas e jornais, se constituem em experiências relevantes para a ampliação dos conhecimentos da criança.
Consultoria Marcos Neira, professor de Metodologia de Ensino de Educação Física da Faculdade de Educação da USP, e Josiane Bonat, professora no colégio Dom Bosco, em São Paulo.
Pergunta enviada por Gabriela Mendes, Caçapava do Sul, RS
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe