Alunos com deficiência devem ser matriculados de acordo com a faixa etária ou com o desenvolvimento intelectual?
LEIS SOBRE INCLUSÃO
11/08/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
11/08/2011
O aluno deve ser matriculado conforme sua faixa etária. Caso os professores verifiquem alguma defasagem no aprendizado dele, é possível adaptar o currículo, conforme orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (páginas 63 e 64).
O fator definitivo para a decisão de adaptar ou não o planejamento deve ser a aprendizagem da criança, que não pode ficar comprometida. O mais importante nesse processo é que o aluno com deficiência tenha o desenvolvimento escolar garantido. Esse estudante pode até mesmo ir para uma série abaixo de sua idade, desde que essa medida resulte em avanços nas aprendizagens.
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe