Prova Brasil: descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano
A prova de Língua Portuguesa avalia apenas habilidades de leitura, divididas em cinco blocos de conteúdo. Conheça os descritores da avaliação do 5º ano
PorNOVA ESCOLA
01/08/2009
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/08/2009
D1 Localizar informações explícitas em um texto
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 Inferir uma informação implícita em um texto
D6 Identificar o tema de um texto]
D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto
D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa
D8 Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto
D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações
D10 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe