Ciências naturais - Ler e escrever, muito prazer
PorNOVA ESCOLA
01/09/2000
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/09/2000
Ciências naturais
Geleiras para beber
Como são formados os icebergs? Seria viável transportá-los para um país com problemas de falta d?água?
José Batista Souza
São Paulo
O iceberg se forma quando grandes blocos de neve se quebram e se desprendem das geleiras. A ruptura ocorre pela ação do próprio peso dos blocos (veja o infográfico acima). As geleiras, por sua vez, são feitas de neve que se acumula sobre camadas formadas na era Glacial, há mais de 1 milhão de anos. A água que forma esses blocos é doce, pois a água do mar, quando congela, fica pouco tempo no estado sólido.
![]()
O acúmulo de neve sobre antigas formações
aumenta o tamanho das geleiras e desequilibra o peso de grandes blocos, que começam a se partir. As rachaduras surgem e acentuam-se conforme o peso aumenta (detalhe). Ilustrações Rogério Maroja |
![]()
Quando se torna muito pesado, o bloco se
desprende da geleira e fica flutuando na água do mar. Todos os anos, formam-se milhares desses grandes blocos na periferia do continente antártico, que possui 90% de todo o gelo do planeta |
![]()
Foto: André Valentim
|
Resposta de Marcos Engelstein, mestre em Biologia pela Universidade de São Paulo e professor do Colégio Santa Cruz, de São Paulo |
Ler e escrever, muito prazer
Cuidado com o uso do plural
O Último Ano do Resto de Nossas Vidas é o título de um filme de Joel Schumacher exibido em 1985. "Eu preciso aceitar que não dá mais pra separar as nossas vidas" é o trecho de uma música popularizada pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. "Salve o Corinthians/O campeão dos campeões/Eternamente/Dentro dos nossos corações" é a introdução do hino do Corinthians. Já uma reportagem de um jornal de São Paulo dizia: "Ainda não se sabe quem atirou nos rapazes, nem o motivo de suas mortes". De tanto ver e ouvir citações desse tipo, tendemos a ignorar um erro comum a todas elas, ou nem atentar para ele ? o plural inadequado. A única explicação para esses equívocos, por mais apressada e simplista que possa parecer, com certeza está no próprio medo de errar.
Não é porque se fala ou se escreve sobre mais de uma pessoa que se pode colocar no plural partes do corpo ou atributos que são únicos em cada indivíduo ? só temos um coração, uma cabeça, uma vida, uma consciência. Nos primeiros três exemplos citados, o uso do pronome possessivo no singular (nosso) se encarregaria de eliminar qualquer ambigüidade que pudesse surgir. É claro que no caso do hino do Corinthians poderia haver alguma confusão, pois corações está rimando com campeões. No último exemplo, porém, uma pequena alteração na frase se faz necessária para deixá-la correta: "...nem o motivo da morte deles". Afinal de contas, só se morre uma vez.
![]()
Foto: André Valentim
|
Ronaldo Barbosa é jornalista e coordena os programas de Língua Portuguesa da Direção Editorial da Editora Abril |
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Prática pedagógica
Festa Junina: 3 sugestões para avançar na alfabetização e valorizar a cultura popular
Atividades envolvendo aspectos da culinária típica destas celebrações podem render muitas aprendizagens de leitura e escrita
Recomposição de aprendizagens
Conheça experiência de como metodologias ativas podem estar presentes no dia a dia do Ensino Médio
Estratégia permite que o aluno produza conhecimento e trabalhe a criatividade e a reflexão