Olá, alfabetizadores e demais educadores!
É com você que quero dar uma palavrinha! Na verdade, muito mais: quero propor uma troca de saberes
PorMara Mansani
25/08/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorMara Mansani
25/08/2016
É com você mesmo que quero dar uma palavrinha! Na verdade, é muito mais que isso: quero propor uma troca de saberes em alfabetização, um intercâmbio entre minhas experiências em sala de aula e as suas, e discutir sobre as teorias que embasam o que pensamos. Afinal, há muito o que dizer e aprender sobre esses assuntos, não é mesmo?
Metodologias, vivências de nossos alunos, dúvidas que nos angustiam, nossos projetos e sequências didáticas, boas práticas pedagógicas, o que não deu muito certo e o por quê, interações, avaliações, diagnósticos, intervenções, registros, evoluções, formações, reflexões e muito mais! Vamos embarcar nessa juntos?
Sou Mara Mansani, a mãe do Antonio, casada com o Eduardo, formada em Magistério em nível Normal e no Normal Superior. Continuo minha formação estudando sempre e me inscrevendo em cursos diversos, sobre novas tecnologias educacionais, música, Educação Ambiental e outros tantos.
Sou professora há quase 30 anos. Já lecionei em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas boa parte da minha vida foi mesmo dedicada à alfabetização inicial. Dei aula em escolas rurais, à luz do lampião a gás, quando ensinei e aprendi muito com as turmas multisseriadas da antiga Unidade Escolar de Ação Comunitária (UEAC), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Nela, o professor tinha que morar na escola e incluir na rotina atividades de saúde e cultura com a comunidade local. Também trabalhei com alegria na EJA em várias cidades de São Paulo. Foram muitos projetos realizados e experiências emocionantes, e tenho saudade de cada um desses momentos!
Atualmente, sou professora efetiva de duas escolas públicas: trabalho na E.E. Professora Laila Galep Sacker, em Sorocaba, a 101 quilômetros de São Paulo, com turmas de alfabetização da rede estadual, e na EMEF Professora Sílvia Haddad, em Salto de Pirapora, a 121 quilômetros da capital paulista, com o 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal.
Em 2006, tive dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF no livro Muda o mundo, Raimundo. E, em 2014, recebi com muita honra o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projetoEscrevendo com Lengalenga.
A partir de hoje, nos encontraremos aqui, no Blog de Alfabetização, todas as segundas-feiras. Sinta-se à vontade, pois esse espaço é um canal para expressão de todos nós! Que cada um possa contribuir com suas experiências para a melhoria da qualidade da Educação em nosso Brasil. E que nossa palavra de ordem seja: todos podem aprender.
Espero que aceitem o convite de compartilharem essa vivência comigo. Será um prazer ler seus comentários, opiniões, dúvidas e sugestões para futuras abordagens nos textos que publicarei aqui.
Para terminar, vou contar um segredo: eu não queria ser professora, não. Minha mãe insistiu para eu cursar o magistério, e eu me apaixonei! Viva a Educação! Viva os educadores desse nosso Brasil!
Beijo a todos!
Mara Mansani
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe